top of page
  • Foto do escritorJúlia Mourão

“Crise dos vinte e poucos”: 5 indicações de livros para compreender esse momento

Livros são sinônimo de acolhimento em momentos de crise

A crise dos vinte é marcada pela indecisão, medo, tomada de atitude e mudanças que podem guiar seus próximos passos. E, sobretudo, pelo questionamento que passa na cabeça de todo jovem dessa idade: “será que estou no caminho certo?”.

Por mais que não exista uma fórmula pronta para passar por essa fase sem tropeços, temos uma ótima alternativa ao nosso alcance: a literatura. Os livros têm o poder inimaginável de abrigar universos dentro de si e, assim, nos acolher de maneiras distintas.

Por isso, aqui vão cinco leituras essenciais para quem está vivendo esse período.

 

A Insustentável Leveza do Ser – Milan Kundera

De abordagem reflexiva e um tanto quanto filosófica, “A Insustentável Leveza do Ser” é para quem se sente sozinho e com uma constante sensação de vazio. Apesar de ser considerado um clássico da literatura, sua escrita é fluida e de fácil compreensão. Além disso, Kundera nos permite enxergar o mundo por lentes distintas através de seus personagens.

“É possível que não sejamos capazes de amar precisamente porque desejamos ser amados, porque queremos que o outro nos dê algo (amor), em vez de nos aproximarmos dele sem exigências e querer apenas a sua mera presença”. (Milan Kundera, em A Insustentável Leveza do Ser).

 

Belo Mundo, Onde Você Está – Sally Rooney

Através de uma escrita envolvente e muito realista, Sally Rooney explora a complexidade das relações humanas em meio ao caos do mundo em que vivemos. Capitalismo, modernidade líquida, aquecimento global, conflitos políticos e, claro, seres humanos. Se você busca uma leitura reflexiva sem deixar de lado temas como amizade, amor, trabalho e futuro, vale a pena apostar nessa leitura.

“Talvez tenhamos nascido para amar e nos preocupar com as pessoas que conhecemos, e continuar amando e nos preocupando mesmo quando há coisas mais importantes que deveríamos estar fazendo”. (Sally Rooney, em Belo Mundo, Onde Você Está).

 

Tudo O Que Eu Sei Sobre O Amor – Dolly Alderton

Compartilhando suas próprias experiências de vida dos vinte aos trinta anos, Dolly Alderton consegue acolher, especialmente, mulheres que estão passando por esse trajeto delicado da vida. A autora dança na linha do tempo de sua juventude revisitando momentos que, por mais pessoais que sejam, são capazes de despertar o sentimento de identificação no leitor. Além disso, Alderton reforça e homenageia a amizade entre mulheres (girls support girls!).

“Quando estiver procurando o amor e parecer que nunca vai encontrar, lembre-se de que você já teve muito amor à sua volta, talvez só não seja o amor romântico”. (Dolly Alderton, em Tudo O Que Eu Sei Sobre O Amor). 

A Metamorfose – Franz Kafka

Lançado em 1915, Kafka não poderia ter uma escrita mais atemporal. Sua obra “A Metamorfose”, apesar de ser um clássico da literatura mundial, é um rito de passagem para  a vida adulta de fácil compreensão e enorme relevância até os dias atuais. Além disso, é um livro objetivo capaz de gerar inúmeras reflexões.

“Dificilmente o surpreendia o fato de que nos últimos tempos levava os outros tão pouco em conta; essa consideração tinha sido, antes, o seu orgulho”.(Franz Kafka, em A Metamorfose).

 

A Biblioteca da Meia-Noite – Matt Haig

Se você lida com crises existenciais constantemente, esse é o livro ideal para você. Matt Haig reúne, em uma biblioteca incomum, como seria a vida de acordo com cada escolha. O ser humano e sua mania de questionar “e se eu tivesse feito tal coisa?”... E a escolhida da vez é Nora Seed, protagonista da obra.

“É uma revelação e tanto descobrir que o lugar para onde você quis fugir é exatamente o mesmo lugar de onde você fugiu. Que a prisão não era o lugar, mas a perspectiva”. (Matt Haig, em A Biblioteca da Meia-Noite).

 

Agora, você pode atualizar sua lista de leitura (e sair da ressaca literária), viu? Compartilhe nos comentários qual livro despertou mais o seu interesse.  

 

108 visualizações3 comentários

3 Comments


Alcemar Dionet De Araujo
Alcemar Dionet De Araujo
May 27

A Metamorfose, de Franz Kafka, é sensacional. Me acompanha desde a adolescência e faz sentido em vários momentos da fase vida adulta. Vale a pena a leitura.

Like

Filipe Vazquez
Filipe Vazquez
May 14

Acho que vou precisar ler alguns. A crise está batendo na porte hehe

Like

Ana Cecilia Muxfeldt Czornobai
Ana Cecilia Muxfeldt Czornobai
May 13

Indicações muito necessárias pra quem precisa de uma ajudinha nessa fase da vida (eu estou inclusa ksksks)! Já li Tudo O Que Eu Sei Sobre O Amor, mas fiquei intrigada em ler A Biblioteca da Meia-Noite. 😁

Like
bottom of page