Seria a internet somente um instrumento ou a principal causa de revoluções sociais?
Guerra. Espionagem. Tensões políticas. A desinformação, a instabilidade econômica e a desconfiança se tornam fatores de inimaginável influência que levam, após a Segunda Guerra Mundial, à criação do instrumento que, mais tarde, se chamaria Internet. Sua evolução marca o que conhecemos hoje como sociedade e traz revoluções de tamanha grandeza que tornam essa ferramenta responsável por moldar hábitos, pensamentos e interações na atualidade. Pode-se até dizer que mudanças e "incrementações" na tecnologia são causadoras de constantes rebentamentos, desarranjos e inconstâncias na oriunda linha social, que se adapta a transformações culturais e determina nossa forma de viver.
A evolução tecnológica permeada por uma série de necessidades sociais e políticas marca o gradual progresso da internet, que é, em si, progressivo e linear. Tendo seu início como um importante meio de comunicação durante a Guerra Fria, ela passa constantemente por diversos processos e evoluções tecnológicas que aumentam seu alcance e campos de atuação, afetando cada vez mais áreas de hábitos humanos. Com isso, afirmo: essa ferramenta tão essencial é, intrinsecamente, uma evolução de si mesma e um símbolo que representa o avanço social. Creio que, embora passe despercebida, a internet tem a tendência de estar cada vez mais embarcada e imperceptível em nosso dia a dia.
Outra questão que deve ser analisada em relação a tal fenômeno é o impacto da internet e suas constantes mudanças em todo o mundo. Os instrumentos tecnológicos atuais, desde as redes sociais até a inteligência artificial, são majoritariamente oriundos da internet e reorganizam nossos hábitos de interação. De seus pequenos a grandes avanços, as mudanças trazidas pela evolução da internet geram inúmeras revoluções sociais.
A companhia transnacional estadunidense Cisco Systems aponta que a transformação interconexa do âmbito tecnológico, desde a criação de redes de quinta geração (5G), à nuvem, à inteligência artificial, chega a passos largos para revolucionar ainda mais a sociedade como a conhecemos. Atualmente, com a criação da Inteligência Artificial, esses sistemas inteligentes podem facilmente interagir com clientes, aprender e praticar tarefas que excedem a força e a precisão física, ocupando o lugar de trabalhos humanos e trazendo grande incerteza sobre o futuro.
Diante disso, ao meu ver, a internet é uma evolução de si própria, levando cada uma de suas mudanças a influenciarem diversas revoluções na sociedade dependente dela. E, então, a informação ganha novos significados, criando e recriando padrões de sociabilidade que penetram todas as esferas da vida humana atual. A forma como divulgamos, trocamos e somos influenciados por informações traz uma remodelação no modelo no qual baseamos a articulação e a movimentação social como um todo.
Desse modo, entendo que os diversos saltos tecnológicos que ocorreram intensamente nas últimas décadas colocaram nações diante do que muitos classificam como uma nova revolução industrial, que, sem dúvidas, transformará substancialmente a forma como vivemos e nos relacionamos, e já trouxe transformações cruciais na nossa percepção de tempo e espaço.
Refletir sobre a internet é pensar nas mil e uma possibilidades que ela traz para o nosso dia a dia. Excelentes apontamentos, Ninaaaa!