top of page
Foto do escritorJamily Matos

Jornalismo em foco: 3 filmes vencedores do Oscar que reforçam o papel social dos jornalistas na comunidade

Confira produções cinematográficas que destacam o jornalismo enquanto transformador social ao retratar os desafios e a importância da ética profissional

Desde os primórdios da profissão, os jornalistas exercem papel fundamental na transformação social, colaborando para a garantia da transparência e, principalmente, da democracia. Nesse sentido, os profissionais atuam diretamente em prol da comunidade e, muitas vezes, encontram grandes desafios e adversidades em suas jornadas.

No cinema não é diferente. Ao longo dos anos, a indústria cinematográfica esteve à frente de produções que buscam retratar o dia a dia do jornalista, bem como enfatizar a importância da ética profissional para a solução de problemas sociais que constantemente encontram-se silenciados.

O reconhecimento da grandiosidade das histórias é demonstrado pela consagração do maior prêmio do universo cinematográfico: o Oscar. Confira três filmes imperdíveis, ganhadores da premiação, que debatem sobre o papel social dos jornalistas na comunidade!


1. Spotlight: Segredos Revelados (2015)

Vencedor do Oscar de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original em 2016, o filme retrata uma história real que se passou na década de 80, em Boston, nos Estados Unidos da América (EUA). O longa-metragem, gravado durante os anos de 2010, retratou um caso deplorável de abuso infantil e pedofilia dentro das Igrejas Católicas. Durante o filme, o nome de 96 padres que atuavam em Boston foram denunciados por pedofilia.

O grupo de jornalistas, interpretados pelos atores Mark Ruffalo, Rachel McAdams e Michael Keaton, faziam parte da seção investigativa do Jornal Boston Globe, denominado “Spotlight”. A equipe era dedicada na apuração de casos que requisitavam mais pesquisa, entrevistas, uma maior coleta de materiais e contestação de dados, tornando o trabalho jornalístico ainda mais minucioso.

Com um pouco mais de duas horas de filme, o enredo te prende e te faz ter esperança que no desenrolar da trama o clérigo fosse culpabilizado e punido. Com um viés jornalístico, o filme retrata a investigação de um caso que ocorreu há muitos anos atrás e, apesar da tecnologia ser presente no momento da gravação do filme, os jornalistas usaram de livros, jornais impressos e relatos escritos para construir o caso.

O filme “Spotlight: Segredos Revelados” é um convite para conhecer um dos casos mais chocantes de silenciamento na cidade de Boston e, também, para entender o trabalho jornalístico na investigação de fatos.


2. Todos os Homens do Presidente (1976) 

O filme “Todos os Homens do Presidente” é um longa-metragem de suspense político que retrata a investigação dos repórteres do jornal The Washington Post, Bob Woodward e Carl Bernstein, sobre o escândalo de Watergate, que levou à renúncia do presidente norte-americano Richard Nixon. O filme mostra como o jornalismo investigativo pode desempenhar um papel fundamental na revelação da verdade e na responsabilização dos poderosos. Ele destaca a importância da ética jornalística, da busca pela precisão e do papel dos jornalistas como fiscalizadores do poder.

A obra foi amplamente aclamada e recebeu várias indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor (Alan J. Pakula), Melhor Ator Coadjuvante (Jason Robards), e Melhor Roteiro Adaptado. Ganhou quatro Oscars, incluindo Melhor Ator Coadjuvante para Jason Robards e Melhor Roteiro Adaptado para William Goldman. Após tantas indicações ao Oscar, é um filme que não se pode deixar de assistir.


3. The Post: A Guerra Secreta (2017)

Contar um fato verídico e polêmico por meio de uma narrativa cinematográfica não é uma tarefa fácil, muito menos atraente para o grande número de cineastas. Com "The Post - A Guerra Secreta", o mago do cinema Steven Spielberg mostra um lado do jornalismo que pouco se vê na atualidade: o desejo em mostrar a verdade acima de tudo.

O filme acompanha  o  episódio envolvendo o governo do ex-presidente Richard Nixon e as falsas divulgações relacionadas à guerra do Vietnã. Sustentado por uma suposta Lei de Espionagem, os veículos de comunicação começam a ser censurados, dando espaço para que o até então pequeno, The Washington Post, obtenha material capaz de escandalizar, de forma exponencial, a situação tratada.

O desenvolvimento do enredo, aliado à condução brilhante do experiente diretor e o elenco fenomenal, nos trazem uma obra digna de nota pela perspicácia e compromisso com a profissão que, em épocas de fake news cada vez mais comuns, mostra como se faz jornalismo de verdade, dando sangue e dedicação plenas em prol do objetivo de informar imparcialmente.

Indicado ao Oscar de Melhor Filme e Melhor Atriz (Meryl Streep), "The Post" reafirma a relevância do jornalismo na defesa da democracia e da transparência governamental.


Esses filmes apresentam as múltiplas facetas do jornalismo. Desde a investigação detalhista até a luta pela ética, cada obra cinematográfica selecionada oferece uma visão sobre os desafios da profissão. Assistir e refletir sobre esses filmes é reconhecer a grande importância do jornalismo na sociedade e seu poder de transformar realidades. Assim, o cinema e o jornalismo se encontram, mostrando histórias que moldaram e continuam a moldar o mundo em que vivemos.

Você conhecia alguma dessas indicações? Deixe nos comentários suas sugestões de filmes sobre Jornalismo que não podem ficar de fora da nossa lista!


9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page