top of page
Foto do escritorAna Cecília Muxfeldt

‘‘Nas Mãos Delas” tudo vira arte

Projeto criado em 2020 incentiva o artesanato feminino e geração de renda

Seja com um pincel, caneta, agulha ou qualquer outra ferramenta em mãos, cada esboço que uma mulher se proponha a fazer, trará um resultado notável. Na maioria das vezes, o trabalho artesanal serve como uma alternativa para complemento de renda, mas também pode ser um recurso de lazer e descontração. Independente de qual o objetivo, o artesanato traz benefícios a quem o pratica, como desenvolvimento da mobilidade, psicomotricidade, memória e criatividade.

O fazer artesanal, majoritariamente, é visto como uma atividade puramente feminina. Porém, considerando o modelo socioeconômico em que estamos inseridos  - que predomina o masculino - as mulheres acabam não sendo reconhecidas e são desvalorizadas com suas próprias produções.

Em contrapartida a esse fator, visando proporcionar um espaço para dar relevância ao trabalho feminino e ao comércio local, surgiu o Nas Mãos Delas. O projeto que oferece feiras, oficinas e workshops foi idealizado pela jornalista Laura Liba de Almeida, de 23 anos, e saiu do papel em 2020.

“A gente começou com o intuito de ter um espaço de acolhimento para mulheres, porque eu não conhecia nenhum lugar que realmente tivesse algo tão para mulheres. Mas, com o espaço na verdade, a gente entende a importância de ser um lugar para todo mundo”, explica.

            A princípio, eram realizadas feiras de artesanato com a participação do público em estabelecimentos alugados ou, até mesmo, no quintal da casa de Laura. Entretanto, como as atividades do NMD começaram em 2020, a iniciativa sofreu algumas dificuldades, principalmente, após o lockdown da pandemia de Covid-19, em março do mesmo ano. “A gente precisou dar um tempo”, relata.

Depois de certo período com as atividades pausadas, o projeto retornou e logo foram realizadas mais feiras. Foram 8 edições e mais outras oficinas - cada vez com maior reconhecimento e participação de mais pessoas - até que a idealizadora percebeu que não fazia mais sentido manter as oficinas em espaços alugados. O desejo era de um local maior para atender uma grande demanda, além de ter mais frequência de oficinas. Assim, decidiu por preparar um lugar físico e próprio para “proporcionar experiências para as pessoas e ser versátil, ser várias coisas”.

No dia 13 de abril de 2024, foi inaugurado oficialmente o estabelecimento físico onde as próximas atividades seriam desenvolvidas. Mas, o sonho não para por aí. A jornalista e idealizadora planeja, futuramente, ampliar os serviços oferecidos à comunidade, sempre visando o destaque feminino. “Queremos ser um espaço que a gente possa alugar para mulheres empreendedoras mostrarem o seu trabalho, como um coworking”, comenta.

 

OFICINAS E WORKSHOPS

Mesmo com foco nas produções de mulheres, os homens não ficam de fora e podem, sim, participar. “Nosso objetivo, absolutamente sempre, vai ser privilegiar as mulheres, colocá-las no lugar de destaque e de liderança, mas não só isso”, explica. O feminino é o foco, mas todos têm espaço para entrar.

Localizado na Rua do Comércio, nº 283, no Bairro Maria Luíza, o espaço físico do Nas Mãos Delas tem capacidade para atender 20 pessoas durante as práticas. Sem falta, todas as oficinas são programadas previamente e divulgadas nas redes sociais (@nasmaosdelas). Para participar, basta realizar a inscrição e pagar a taxa, que varia a cada modalidade.

Segundo Laura Liba, as atividades são ministradas por profissionais que entendem do assunto e podem proporcionar uma aprendizagem dinâmica e simplificada aos participantes. “As pessoas vêm até a gente ou encontramos. São profissionais que eu conheço há muito tempo, mas tem muita gente que eu conheci o trabalho nas oficinas”, diz.

Para este mês de maio, diversas atividades estão agendadas, como noite de cinema, moldagem e pintura em cerâmica, oficina de punch needle (ponto russo), aula de yoga, oficina de automaquiagem e muito mais.

“Participem. Aqui é um lugar onde a gente pode sair da rotina, aprender coisas novas, conhecer gente nova. É um lugar muito gostoso, muito legal e vale a pena vir até aqui fazer alguma oficina. Se alguém tiver algum dom e quiser dar uma oficina, a gente também está super aberto”, convida.

INCENTIVO AO EMPREENDIMENTO

O Nas Mãos Delas é uma comunidade que tem como principal objetivo a valorização do comércio local, o artesanato, o feito a mão, a arte, a música, marcas e produtos com origem natural. Mas acima de tudo, o trabalho desenvolvido por mulheres.

Com tantas oficinas de sucesso e diversos participantes, no decorrer do tempo, muitas pessoas foram positivamente influenciadas pelas atividades. Inclusive, segundo Laura, houve casos de pessoas que gostaram tanto da prática manual que foram motivadas a seguir com as produções e, assim, manter o próprio negócio. “Na primeira oficina, de pintando ecobag, teve uma menina que ela iria tentar fazer [ecobags] para vender, porque ela realmente gostou”, narra.

            Assim, é perceptível o trabalho que o NMD reflete na sociedade cascavelense e na vida de tantas mulheres que já passaram pelo projeto. Com diversas opções, as oficinas são a brecha para um novo empreendimento, um lugar de valorização e apoio às mulheres ou apenas uma alternativa de lazer. Seja como for, indubitavelmente não se pode deixar de lado a importância do incentivo e encorajamento às produções femininas.

77 visualizações3 comentários

3 Comments


Alcemar Dionet De Araujo
Alcemar Dionet De Araujo
May 27

Que belíssimo trabalho desenvolvido pela Laura Liba. A autora Ana Cecília foi muito feliz na construção da narrativa.

Like

Júlia Oliveira Mourão
Júlia Oliveira Mourão
May 11

Acho uma iniciativa super interessante e poderosa, principalmente levando em conta o cenário em que colocam as mulheres no mercado de trabalho ainda… A reportagem está sensacional!

Like

Ana Cecília
Ana Cecília
May 11

um projeto inspirador!

Like
bottom of page