top of page
  • Foto do escritorVinícius Schmitt

Rota alternativa: descubra o Brasil desconhecido

Para os amantes de viagens, confira um guia para conhecer os destinos mais subestimados do Brasil

Do Oiapoque ao Chuí, de leste a oeste, o Brasil é repleto de experiências culturais, belas praias e lugares encantadores que colecionam histórias e estão prontos para serem visitados. Diante de tantas opções, surge a pergunta: no Brasil, quais são os destinos mais subestimados para se viajar? Esses locais não são a primeira e nem a segunda opção de viagem, mas quando os turistas os conhecem, com certeza, voltarão. 

De acordo com pesquisa realizada em 2023 pelo Ministério do Turismo, a atividade turística é o terceiro setor que mais movimenta a economia brasileira, atrás apenas da Tecnologia e do Comércio. Oito a cada dez pessoas responderam que o setor de viagens impacta diretamente na economia nacional. Segundo informações do Ministério dos Portos e Aeroportos, o Brasil registrou 112,6 milhões de passageiros aéreos em 2023, um aumento de 15% em comparação ao ano anterior.

Para quem está pensando em um novo destino, a agente de viagens Vanessa Jaine, que atua em Marechal Cândido Rondon (PR), realiza indicações para a melhor experiência no destino escolhido e, frequentemente, recomenda alguns destinos subestimados pelos turistas, mas, que são excelentes lugares para se conhecer no Brasil. 

Confira a lista com os locais mais subestimados como destino de viagem e entenda os motivos pelos quais você deveria conhecê-los. Sejam todos bem-vindos a bordo. Tenha um excelente voo! 


João Pessoa - Paraíba

No primeiro destino deste guia, o pouso é em João Pessoa! Entre as regiões mais procuradas pelos turistas brasileiros está o nordeste, com as capitais Fortaleza e Salvador. Mas, para quem busca tranquilidade, a capital da Paraíba (PB) é o lugar ideal. A cidade onde o sol nasce primeiro no Brasil, é conhecida pelo sossego à beira-mar, praias paradisíacas, com coqueirais e águas esverdeadas, sendo as mais conhecidas: Tambaú e Cabo Branco, onde as jangadas a vela e a areia dourada fazem parte da paisagem. 

Para quem curte uma praia, o período recomendado para a visitação é durante o verão, quando não chove muito na capital paraibana.

“É interessante visitar durante os períodos de lua nova e cheia, pois a maré estará baixa e será possível ver as piscinas naturais”, aconselha a turismóloga, Vanessa Jaine.

Agora, quem gosta de apreciar a história brasileira tem um motivo especial para conhecer João Pessoa, que é a terceira cidade mais antiga do Brasil, com 430 anos e palco de vários conflitos entre portugueses, holandeses, franceses e indígenas. A capital paraibana tem como parada obrigatória o Mercado de Artesanato Paraibano, com mais de 120 lojas de artesanato local e produtos que contam a história do estado, como por exemplo, produtos à base de coqueiro até chapéu de cangaceiro.

Outro lugar que não pode deixar de conhecer é a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, que é um dos principais pontos turísticos da capital. Com um estilo barroco e detalhes em ouro, ela começou a ser construída no século XVI e tem o poder de trazer a sensação para o período colonial do Brasil. 


Arraial d’Ajuda - Bahia

A segunda conexão do guia é Arraial d’Ajuda, destino que combina belezas naturais, riqueza cultural, excelente gastronomia e uma vida noturna animada, o que faz dele um lugar ideal para quem busca lazer e descanso em um cenário paradisíaco. A cultura local é marcada por influências indígenas, africanas e portuguesas, que se refletem nas festas populares, na música e no trabalho de artesãos da própria cidade. 

Próximo da cidade de Porto Seguro, onde foi o primeiro lugar onde os portugueses chegaram ao Brasil, Arraial D’Ajuda faz seus visitantes voltarem ao período colonial, com a arquitetura da época. A cidade preserva vestígios desse passado, como a rua de paralelepípedo da Igreja de Nossa Senhora d'Ajuda, construída no século XVI, sendo um dos pontos turísticos mais importantes. Além disso, o trabalho artesanal também é um destaque a parte. 

As praias são o principal atrativo de Arraial d'Ajuda, destacando-se a Praia do Mucugê, uma das mais populares, com suas águas claras e areia branca e a Praia da Pitinga, conhecida por falésias coloridas e piscinas naturais formadas durante a maré baixa. Um período interessante para visitar é durante o Carnaval, onde os foliões de Arraial D’Ajuda colorem as ruas da cidade, contagiando com alegria os seus visitantes. 


Jalapão - Tocantins

Seguindo viagem, a próxima parada é um paraíso em meio ao Brasil! Conhecido por suas paisagens exuberantes e intactas, o Jalapão é composto de dunas, cachoeiras, rios, fervedouros e formações rochosas impressionantes. É o destino ideal para quem busca tranquilidade e também por grandes aventuras, através do ecoturismo e aventuras ao ar livre. Para visitar a região do Jalapão, é interessante fugir dos períodos de chuva, que vão de outubro até abril. Para quem gosta de ver variedades de plantas, é recomendável ir em maio e junho. Já para os amantes de cenários com pôr do sol, é aconselhável visitar nos meses de agosto e setembro. 

Vanessa Jaine recomenda visitar alguns pontos turísticos, como, por exemplo, as Dunas do Jalapão e a Cachoeira do Formiga e a Cachoeira da Velha, onde é possível fazer mergulho. Para quem curte nadar, tem a opção de realizar passeios em fervedores, onde os principais são: Bela Vista e Ceiça. Outras atividades que é possível fazer no Jalapão, incluem: trekking, canoagem, rafting, observação da fauna e flora e safáris fotográficos.


Lençóis Maranhenses - Maranhão

Do Tocantins ao Maranhão, o próximo destino encanta pela sua paisagem excêntrica. Os Lençóis Maranhenses combinam belezas naturais únicas, atividades de ecoturismo e uma rica cultura local, proporcionando uma experiência inesquecível para todos que visitam. Conhecido por suas dunas de areia branca intercaladas com lagoas de águas cristalinas, esse destino é um dos mais espetaculares do país e atrai visitantes de todo o mundo.

É recomendado que o ponto turístico seja visitado durante os períodos de chuva, de janeiro a junho, quando formam-se inúmeras lagoas de águas azuis e verdes, criando uma bela paisagem. Algumas das lagoas mais conhecidas são a Lagoa Azul, Lagoa Bonita e Lagoa do Peixe. Por ser uma viagem com um grande contato com a natureza, prepare-se fisicamente!


Vitória - Espírito Santo

A última parada é Vitória, capital do estado do Espírito Santo! Um destino que mescla bonitas praias, história rica, gastronomia deliciosa e uma vida noturna animada. Para quem está afim de conhecer a culinária capixaba, o Bairro Praia do Canto é ideal, devido às opções de bares e restaurantes. 

A cidade também compõe uma grande gama de parques, a exemplo do Parque da Fonte Grande, com trilhas e mirantes que possibilitam a vista panorâmica de toda a cidade de Vitória. O Centro Histórico também é uma boa escolha para quem busca mais cultura, onde pode explorar edifícios, como o Palácio Anchieta, a Catedral Metropolitana e o Convento de São Francisco. Também é possível visitar a cidade vizinha, Vila Velha, onde tem o Museu Vale e conta a história da Estrada de Ferro entre Minas Gerais e Vitória. 


Depois de conferir os destinos de viagem mais subestimados do Brasil, qual poderia ser seu próximo itinerário? Compartilhe o seu destino favorito nos comentários!

Aqui, fizemos o check-out e encerramos essa viagem. Até a próxima aventura!

37 visualizações6 comentários

6 Comments


Mariele Santos Cardoso
Mariele Santos Cardoso
Jun 01

muito legal, estou precisando conhecer mais lugares do Brasil

Like

Júlia Oliveira Mourão
Júlia Oliveira Mourão
May 30

Preciso conhecer tanto lugar no Brasil… Mais alguns pra minha lista! ksksks

Like

Ana Cecília
Ana Cecília
May 30

que massa!! fiquei com vontade de conhecer todos!!

Like

Eduardo Augusto Romani Bueno
Eduardo Augusto Romani Bueno
May 30

Muito legal! Quero muito poder conhecer os Lençóis Maranhenses!

Like

Filipe Vazquez
Filipe Vazquez
May 30

Muito bom! O Brasil é tão rico e vasto, que a lista poderia ter 50 lugares que ainda seria pequena!

Like
bottom of page